Centros de Atividades Ocupacionais

CAO Ocupacional

Objetivo:

Promover o bem-estar, o desenvolvimento pessoal, a autonomia e a integração social de pessoas com deficiência mental, com idade igual ou superior a 16 anos, através da realização de atividades ocupacionais (Decreto-Lei n.º 18/89 de 11 de Janeiro).

Unidade Atividades
Madre de Deus 1

AVD (Atividades da Vida Diária), Arraiolos, Artes Decorativas, Cerâmica,Autonomia, Treino Social, EF (Educação Física), AMA (Atividades em Meio Aquático), Hidroginástica, MMD (Movimento, Música e Drama), DPS (Desenvolvimento Pessoal e Social), Atendimento ao Público/Prestação de Pequenos Serviços e TO (Terapia Ocupacional)

Madre de Deus 2

Reciclagem, Autonomia, Atividades Criativas Orientadas, AMA (Atividades em Meio Aquático), AVD (Atividades da Vida Diária), Atividades Lúdico-Pedagógicas, Culinária, Estimulação Sensorial, Hidroterapia, Hidromassagem, Música, Psicomotricidade, Recolha de Tampinhas, Relation Play, Snoezelen, Treino Social e MMD (Movimento, Música e Drama)

Canidelo

Montagem, Restauro, Autonomia, AMA (Atividades em Meio Aquático), AVD (Atividades da Vida Diária), EF (Educação Física), MMD (Movimento, Música e Drama) e DPS (Desenvolvimento Pessoal e Social)

Rasa

Expressões, Jardinagem, Têxteis, Autonomia, AMA (Atividades em Meio Aquático), EF (Educação Física), MMD (Movimento, Música e Drama) e DPS (Desenvolvimento Pessoal e Social)

As atividades são desenvolvidas tendo em conta o perfil individual de cada cliente, definindo-se um Plano Individual de Intervenção (PII).

Sempre que possível, as atividades complementares são desenvolvidas na comunidade, recorrendo a parcerias.

Paralelamente às atividades definidas no PII, são ainda realizadas diversas atividades de caráter lúdico, cultural e desportivo.

Equipa Técnica:

Diretora-Geral

Coordenadora/Psicóloga

Técnica de Serviço Social

Monitores

Auxiliar de Estabelecimento de Apoio a Crianças Deficientes(AEACD)

Terapeutas Ocupacionais

Técnica de Animação de Tempos Livres

Professores de Educação Física

Legislação Aplicável:

Decreto - Lei nº 18/89 de 11 de Janeiro; Portaria nº 432/2006 de 3 de Maio

CAO Socialmente Útil

Objetivo:

Promover a valorização pessoal, o desenvolvimento das capacidades, a autonomia e a integração social de pessoas com deficiência mental, com idade igual ou superior a 16 anos, através da realização de atividades socialmente úteis (Portaria nº 432/2006 de 3 de Maio).

Inserido no Parque Biológico de Gaia - Empresa Municipal, o CAO Parque Biológico constitui um exemplo modelar do trabalho em parceria na e com a comunidade.

As atividades desenvolvidas têm em conta o perfil individual de cada cliente, elaborando-se para cada um deles uma Avaliação de Competências, com a definição das áreas de melhoria a trabalhar nas diferentes atividades/áreas. As atividades de Jardinagem e Manutenção dos espaços verdes são planeadas de acordo com a atividade da Estrutura de Atendimento - Parque Biológico.

As atividades socialmente úteis podem ser desenvolvidas em outras organizações/estruturas de atendimento, sendo as atividades desenvolvidas de acordo com cada estrutura de atendimento.

Paralelamente às atividades definidas, são ainda realizadas diversas atividades de caráter lúdico, cultural e desportivo.

Unidade

Atividades

Parque Biológico

Jardinagem

Manutenção dos espaços verdes

Desenvolvimento Pessoal e Social

Equipa Técnica:

Diretora-Geral

Coordenadora/Psicóloga

Técnica de Serviço Social

Monitores