Educação Especial - Inclusão Educativa e Social: Projectos de Cooperação e Parceria

Objectivo:

Promover trabalho interdisciplinar, desenvolvendo trabalho tripartido entre escola, associação e família. Rentabilizar e potencializar os recursos das escolas e da instituição, encontrando respostas mais articuladas de intervenção, partilhando recursos, experiências e know-how. Preparar a transição dos alunos com necessidades educativas especiais permanentes da escola para a vida activa.

Actividades:

Implementação dos Planos Individuais de Transição - avaliação especializada realizada por psicóloga e técnica de serviço social e frequência de oficinas do Centro de Actividades Ocupacionais e/ou Formação Profissional para despiste e encaminhamento com vista à integração em estruturas de formação/ acompanhamento pós-escolar. Outras Áreas - Apoio à execução de actividades de enriquecimento curricular designadamente a realização de programas específicos de actividades físicas e práticas de desporto adaptado:

  • Acção 1 - Frequência de Treino Social

  • Acção 2 - Apoio individualizado do Terapeuta Ocupacional e/ou Terapeuta da Fala

  • Acção 3 - Frequência de aulas de Movimento, Música e Drama e/ou Psicomotricidade / Actividades em Meio Aquático

Equipa Técnica:

Directora-Geral

Coordenadora Pedagógica

Técnica de Serviço Social

Psicóloga

Professores de Educação

Física

Professora de Ensino Especial

Educadora de Ensino Especial

Monitores do Centro de Actividades Ocupacionais e /ou Formação Profissional

AEACD (Auxiliar de Estabelecimento de Apoio a Crianças Deficientes)

Terapeutas Ocupacionais

Terapeuta da Fala

Técnica de Animação de Tempos Livres