Projecto Acreditar

Logo Soluções Especiais PTLogo PTLogo Soluções Especiais PT

Inserido no âmbito da iniciativa Comunitária Equal, Prioridade 2- Espírito Empresarial, Medida 02.02- Reforçar a Economia Social (terceiro sector) em especial os serviços de utilidade pública, área de Intervenção 02.02.01 - Qualificação das organizações e profissionais da economia social, projecto Acreditar - Agência de Consultadoria Social (2004/EQUAL/A2/EE/140), é financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu e pelo Estado Português, através do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

É composto por uma Parceria de Desenvolvimento constituída pela Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (que assume a qualidade de entidade interlocutora do Projecto junto do Equal e representante da Parceria de Desenvolvimento), Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto e União Distrital das instituições Particulares de Solidariedade Social - Porto. Desenvolveu-se em várias Acções desde Outubro/2004 e seleccionou doze instituições, divididas por dois grupos de seis, com quem celebrou Acordos.

O objectivo do Acordo celebrado com a APPACDM de Vila Nova de Gaia é o desenvolvimento do Projecto de Qualificação da instituição (desenhado à medida da instituição), actuando ao nível das competências organizacionais e das competências individuais dos seus dirigentes e técnicos.

Neste sentido, as entidades que compõem a Parceria de Desenvolvimento disponibilizaram quatro instrumentos :

  • Grupo(s) de trabalho: constituído pelos representantes da Parceria, pelo dirigentes representantes das doze instituições seleccionadas e pelos técnicos das mesmas que frequentam a Pós-graduação;
  • Pós-graduação em Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos - Formação em Consultadoria Social;
  • Acompanhamento, assegurado na instituição por elementos da Equipa do Projecto através de visitas mensais;
  • Acções de formação internas, à instituição, em 25 horas.

Os produtos finais do projecto, no seu conjunto serão a definição de Linhas de Orientação para a Qualidade (LOQ) adequadas ao terceiro sector, paralelamente à Agência de Consultadoria Social e ao Referencial de Formação em Consultadoria Social.

O Projecto terminou em Junho de 2007 e deu origem ao Projecto de Qualificação/Certificação de Qualidade da APPACDM de Vila Nova de Gaia.