Resultados do período 2014-2016 | Parte I

A concretização dos objetivos estratégicos traduzida na abertura de novas respostas para a população com deficiência mental no concelho de Vila Nova de Gaia permitiu aumentar o apoio prestado.

Desafios a curto, médio e longo prazo

São objetivos da instituição, presentes no Plano Estratégico 2016-2018 e no Programa de Ação para 2017, o aumento das respostas aos jovens com deficiência mental do concelho de Vila Nova de Gaia assim como a melhoria dos serviços prestados:

  • Aumento de capacidade do Lar Residencial da Rasa – aumento de número de vagas através da requalificação/reconversão da “dependência” existente no Centro da Rasa; será solicitado apoio aos serviços da Câmara Municipal de Gaia para elaborar o projeto de arquitetura;

  • Aumento de capacidade do Lar Residencial de Madre Deus – (3) três vagas;
  • Criação de Centro de Atividades Ocupacionais Madre Deus 3 – (10) dez vagas;
  • Candidatura submetida ao prémio BPI Capacitar 2017 com o projeto "Sorrisos ao Domicílio" - Serviço de Apoio Domiciliário na Deficiência Mental (27.07.2017);
  • Candidatura a “Centro de Apoio à Vida Independente” - Este centro destina-se a apoiar as pessoas com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60% que poderão usufruir dos serviços de um assistente pessoal em atividades da vida diária e de participação definidas pela beneficiária.   

Na procura da melhoria dos serviços procederemos:

  • Reabilitação da sala de atividades e balneários do Centro de Atividades Ocupacionais da Rasa – Projeto arquitetura elaborado pelos serviços camarários e projetos de especialidade em preparação;

  • Criação de espaço lúdico-pedagógico no Centro Madre Deus – Projeto em estudo pelos serviços camarários;

 

  • Melhoria das instalações afetas às atividades do Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial de Madre Deus – remodelação do centro.

Caminhada Solidária | 25.06.2017 às 10h00

No próximo dia 25 de junho de 2017 irá realizar-se uma caminhada solidária a favor da APPACDM de Vila Nova de Gaia, APPDA-Norte e CerciGaia.

O evento está inserido no programa de festas do São Pedro da Afurada e terá início na Praia de Salgueiros. As inscrições têm o custo de 3€ com oferta de kit de participação.

Caminhada Solidária conta com 800 inscrições

No passado domingo, dia 25 de junho 2017, realizou-se a caminhada solidária - "Caminhada da Diferença”, organizada pela APPACDM de Vila Nova de Gaia, APPDA-Norte e CERCIGAIA, evento que pretendia sensibilizar a comunidade para a inclusão das pessoas com deficiência.

Foi uma manhã repleta de bons momentos, convívio e sobretudo sorrisos. A iniciativa contou com 808 inscrições e angariou cerca de 2350€ que revertem para as três instituições.

Obrigado a todos os apoiantes.

+ fotos aqui

Festival Blá Lá Lá | 22 e 23 de abril 2017

No próximo fim de semana, nos dias 22 e 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz com o Festival Blá Lá Lá - Festival da Voz e das Vozes.
Este festival irá contar com presença de vários coros, como o A Capite Chorus, Ensemble Vocal de Freamunde, Coro de Jazz do Conservatório de Música do Porto, Jovens Cantores de Guimarães, Coro de Atores e Coro de 2º Ciclo da AMVP. 
 
O concerto de sábado (21.30 Cine-Teatro Eduardo Brazão) terá um valor simbólico de 2 euros e o de domingo (16.30 Igreja do Seminário da Boa Nova) é facultativo o donativo, sendo que as duas receitas serão na sua totalidade revertidas a favor da APPACDM de Vila Nova de Gaia (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental). 
Participe!